Pesquisa sobre aleitamento materno é destaque em congresso no Inpa

O estudo proposto e defendido por ela ajuda a esclarecer uma das principais dúvidas das mães que passam pelo período do aleitamento. Foto: Reprodução

Pesquisa que destaca a importância do aleitamento materno foi um dos trabalhos apresentados na quarta-feira (17) durante o II Congresso de Iniciação Cientifica (Conic) realizado pelo  Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).  O objetivo foi avaliar a qualidade do leite humano doado e retirado das mães  que é oferecido aos recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade do Instituto da Mulher Dona Lindu, localizada em Manaus (AM).

Para a acadêmica do curso de nutrição do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic) do Inpa, Mariana Cavalcante, o estudo proposto e defendido por ela ajuda a esclarecer uma das principais dúvidas das mães que passam pelo período do aleitamento. “Trabalhei com amostra de 50 mães. De 100% do material analisado, 74% era de gordura. O que acontece muitas vezes nas maternidades é que as mães acreditam que o leite delas é fraco ou não apresenta um bom percentual de gordura”, explicou.

Além disso, o resultado do estudo visa determinar o nível de acidez do leite humano ordenhado e utilizado na Maternidade Instituto da Mulher, apontar o valor calórico do leite coletado e oferecido aos recém-nascidos, além de avaliar o estado nutricional das doadoras. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos, o estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

CONHECIMENTO

A estudante alerta que com esses resultados é possível que se faça melhores esclarecimentos as mães. “Acredito que precisa ser feito todo um trabalho da equipe médica, assim como de todos os profissionais da saúde para que seja disseminado que o aleitamento materno sem adição de nada consegue suprir as necessidades da criança”, enfatizou.

Ainda durante a manhã, o congresso contou com apresentações das áreas de recursos florestais, genética, engenharias e químicas de produtos naturais. O CONIC, que é realizado pelo Inpa, conta com a parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento ocorrerá até a próxima sexta (19).

Fonte: Inpa, por Eduardo Gomes

  • FÓRUM

    No Amazonas, as ações de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) estão sendo expandidas para o interior. O Estado é a única unidade federativa que desenvolve atividades científicas em todos os municípios durante a Semana Nacional de C&T. Que tipo de atividades de C&T você sugere para as cidades do interior?
  • COLABORE

    Participe do Portal CIÊNCIAemPAUTA enviando um texto, um arquivo de mídia ou sugerindo um tema para nossa reportagem.