ATLAS DOS CIENTISTAS

CARLOS CHAGAS

Descobriu a doença de Chagas

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Minas Gerais. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro escolhendo como tema de pesquisa, a malária. Em abril de 1909, comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana, que ficou conhecida como Doença de Chagas. No ano anterior, Chagas já havia conseguido identificar o agente dessa doença, o protozoário que chamou de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz, e também o inseto transmissor, conhecido  como barbeiro. Dessa forma, o cientista havia feito uma tripla descoberta, considerada única na história da medicina.

Em 1917, Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto de Manguinhos, cargo em que permaneceu até o fim da vida.  Foi responsável pelo combate à epidemia de gripe espanhola, no Rio de Janeiro.

Foi nomeado diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, no período de 1920 a 1926. Teve importante atuação como professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, criando o curso de medicina tropical e participando em vários comitês internacionais, principalmente como membro permanente  do Comitê de Higiene da Liga das Nações, criado após a Primeira Guerra Mundial. Faleceu subitamente, em 8 de novembro de 1934 .

Fonte: Site Semana CT 2008

atlas00


  • FÓRUM

    Comunidades tradicionais e indígenas são pouco citadas em pesquisas sobre o clima. Um estudo comparou o desmatamento nos territórios protegidos pelos povos nativos e as áreas vizinhas e desocupadas em florestas. Você considera importante que as pesquisas ouçam mais as comunidades tradicionais?
  • COLABORE

    Participe do Portal CIÊNCIAemPAUTA enviando um texto, um arquivo de mídia ou sugerindo um tema para nossa reportagem.